Japan House expõe Futures of the Future, de Sou Fujimoto

Com abertura no próximo dia 21, a exposição relaciona ser humano, arquitetura e natureza: traço marcante no trabalho do arquiteto japonês

Sou Fujimoto - Second Architectural Folly, Montpellier, França (Imagem: divulgação)

Em sua última exposição do ano, que se estende até 4 de fevereiro de 2018, a Japan House São Paulo expõe a arquitetura japonesa contemporânea em painéis e pequenas maquetes que retratam a ambiguidade presente nas obras do renomado arquiteto Sou Fujimoto.

A mostra “Futures of the Future”, com produção de TOTO GALLERY · MA, de Tóquio, é setorizada em dois pavimentos, sendo o térreo composto por "Architecture is Everywhere" (Arquitetura Está em Toda Parte) e o segundo andar por "Architecture for Future's Seeds" (Arquitetura para Sementes do Futuro). 

O arquiteto japonês de 46 anos, nascido em Hokkaido, atualmente reside em Tóquio. Essa mudança possibilitou a percepção do contraste entre as estreitas ruas da capital e suas pequenas casas, caracterizando a essência de seu estudo sobre projetos arquitetônicos, o qual busca a profunda relação entre espaços internos e externos.

Com reconhecimento internacional, Fujimoto acredita que o homem pode se adaptar ao ambiente, ao invés do contrário, reconectando-se com a natureza. Além disso, possui uma arquitetura única e tende sempre a relacioná-la com algum aspecto natural, criando harmonia entre complexidade e simplicidade.

No dia da abertura da exposição, 21 de novembro, às 16h30, o arquiteto Sou Fujimoto realiza palestra no local, aberta ao público e gratuita, com retirada de senhas uma hora antes do evento. 


Palestra na Bienal

Em parceria com a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, a Japan House também realiza palestra do Sou Fujimoto no dia 17 de novembro, às 14h, no Auditório da FAU-USP (Rua do Lago, 876, Butantã, São Paulo). Na ocasião, ele irá contar sobre sua trajetória, apresentar seus projetos inovadores e conversar com o público.

Dentre seus principais trabalhos, destacam-se “Serpentine Gallery Pavilion 2013” (2013), “House NA” (2011), “Musashino Art University Museum & Library” (2010), “Final Wooden House”(2008) e a “House N” (2008), entre outros.

A palestra será em inglês, com tradução consecutiva para o português. A organização recomenda aos interessados que cheguem com antecedência para garantir lugar.

Exposição “Futures of the Future”, de Sou Fujimoto

Local Japan House São Paulo
Endereço Av. Paulista, 52, Bela Vista, São Paulo
 (SP)
Período expositivo 21 de novembro de 2017 a 4 de feverereiro de 2018
Horário 10h às 22h (terça a sábado); 10h às 18h (domingos e feriados)

Mais informações (11) 3090-8900; www.japanhouse.jp/saopaulo
Entrada gratuita



Publicada originalmente em ARCOweb em 10 de Novembro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora