Japan House apresenta exposição Arquitetura Para Cães

Grandes nomes da arquitetura projetam casas de cachorros para mostra na Japan House São Paulo

Proposta de Sou Fujimoto para um Boston Terrier (Foto: Hiroshi Yoda)

A Japan House - endereço paulistano voltado à difusão da cultura desse país - inaugura no próximo dia 19 de janeiro a inusitada exposição Architecture for Dogs: Arquitetura para cães. Com curadoria do designer japonês Kenya Hara e desenvolvimento da Imprint Venture Lab, empresa de investimento e consultoria, a mostra reúne 15 casas de cachorros elaboradas por arquitetos e designers de diferentes partes do mundo.

Cada uma delas foi inspirada nas especificidades das várias raças abordadas e assinada por nomes/escritórios como Kazuyo Sejima, Sou Fujimoto, Kengo Kuma e MVRDV, entre outros.

Para concebê-las, os profissionais mudaram de foco e escala, dedicando-se dessa vez não às necessidades humanas, mas às dos estimados animazinhos - observadas suas peculiaridades.

Além de constituir um desafio aos participantes, a proposta visa também chamar a atenção para a crescente importância dos pets, verdadeiro fenômeno na sociedade contemporânea.

Com passagens por Estados Unidos, Japão e China, a exibição chega ao Brasil com um acréscimo: aqui, inclui um projeto inédito do escritório FGMF chamado "O casulo" (the Cocoon).

Das mais variadas formas, materiais e técnicas construtivas, as casinhas ocuparão todo o centro cultural, sendo que os três projetos localizados na área externa do piso térreo estarão à disposição para cachorros: Mount Pug (Kengo Kuma), Architecture for Long-bodied-short-legged Dog (Yoshiharu Tsukamoto e Momoyo Kajiima) e Beagle House (MVRDV).

A iniciativa prevê ainda disponibilizar aos interessados o acesso a um banco de dados online com ilustrações, imagens e vídeos das peças expostas para que possam ser reproduzidas (confira em http://architecturefordogs.com/ instagram @archfordogs).

Na dia da abertura, às 15h, o curador Kenya Hara falará sobre o tema em uma palestra aberta ao público. As senhas para o ingresso serão distribuídas na recepção, uma hora antes do evento. Confira a seguir alguns dos projetos da mostra.

Architecture for Dogs: Arquitetura para cães
Local Japan House
Endereço Av. Paulista, 52, São Paulo (SP)
Data de 19 de janeiro a 7 de abril de 2019
Horário terça-feira a Sábado: das 10h às 20h; domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
*Proibida a entrada de animais de estimação
Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/



Publicada originalmente em ARCOweb em 10 de Janeiro de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora