Homem de Ferro inspira obra de arte em edifício de São Paulo

Cubo vitrificado de 12 toneladas conta com sistema de LED que simula holograma

Inspirada no coração cibernético do super-herói Homem de Ferro, a escultura Lúmen conta com um sistema de LED, que simula hologramas em efeito 3D. A peça, protegida por um cubo vitrificado de 12 toneladas, foi instalada entre o 17º e o 20º pavimento do edifício residencial homônimo, situado no Brooklin, zona sul da capital paulista.

A obra de arte foi concebida pelo artista plástico Fabio Woody com o intuito de criar um “coração para a cidade”, humanizando-a. Durante a noite, as 144 lâmpadas azuis se acendem intermitantemente, enquanto a intensidade do movimento de pulsação é controlado de acordo com a luminosidade.

Instaladas ao longo dos 125 metros cúbicos da estrutura, nove lâminas metálicas recortadas a laser formam o desenho da mandala “flor da vida”, que representa renascimento e reflexão.

“O efeito de ilusão de ótica, de usar camadas 2D para gerar o volume do 3D foi inspirado no artista Jesús Soto, referência no abstracionismo geométrico e na arte cinética”, afirma Woody.

Para a arquiteta responsável pelo design da obra, Patrícia Castro, a importância da arte urbana não deve ser menosprezada. “A cidade é o cenário da vida. Com conhecimento ou não, todas as pessoas são sensíveis à beleza. E essa obra de arte tem o poder de interagir na qualidade do cotidiano”, completa.

Publicada originalmente em ARCOweb em 17 de Novembro de 2014
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora