Fernandes Arquitetos Associados: Estação Bonocô, Salvador

Elevada e leve

A Estação Bonocô do Metrô de Salvador está elevada sobre o canteiro central da Avenida Mário Leal Ferreira

A grande diretriz do projeto da Estação Bonocô do Metrô de Salvador foi a exigência da prefeitura de se manter um gabarito livre mínimo de 5,5 metros entre a edificação e o solo - no caso, o canteiro central da Avenida Mário Leal Ferreira.

Siga-nos no Facebook

A ideia é preservar a possibilidade do uso do canteiro central para potenciais intervenções urbanísticas, como ampliação da avenida, criação de faixa exclusiva de ônibus, ciclovia, área de lazer etc.

O objetivo principal do escritório paulistano Fernandes Arquitetos Associados, autor da estação elevada, foi criar um volume leve. Tarefa difícil visto que obras metroviárias são naturalmente pesadas e com grandes dimensões, devido às exigências estruturais e técnicas.

A solução foi compactar ao máximo as estruturas, permitindo que estejam todas suportadas apenas pelos pórticos principais, sem a necessidade de criar novos apoios.

“Desse modo, é possível manter a mesma modulação de vão e sequência de apoios adotada na estrutura da via”, explica o escritório.

Além disso, o acesso ao mezanino elevado é feito através de passarelas que ligam o corpo da estação com os acessos localizados junto aos passeios, em ambos os lados.

Outra preocupação foi a de possibilitar ventilação e iluminação naturais, mas também proteger contra a incidência direta do sol, por meio de soluções adequadas de fechamentos e coberturas.



Ficha Técnica

Estação Bonocô
Local Salvador, Bahia
Data de início do projeto 2006
Previsão de conclusão da obra 2015
Área construída 6.140m² 

Arquitetura Fernandes Arquitetos Associados - Daniel Hopf Fernandes (autor); Luis Henrique de Lima (equipe)

Cliente Metrosal

Construtora CCR Metro Bahia

Publicada originalmente em ARCOweb em 28 de Outubro de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora