Exposição no Rio celebra 110 anos de nascimento de Niemeyer

Criações inéditas do mais conhecido arquiteto brasileiro e trabalhos de artistas que participaram de seus projetos emblemáticos podem ser visitados na Pinakotheke Cultural

Oscar Niemeyer (Foto: Edu Simões)

A produção do arquiteto Oscar Niemeyer é tão vasta que, quase cinco anos após a sua morte, algumas de suas obras continuam inéditas. São algumas delas - desenhos, pinturas, esculturas e peças de mobiliário – que os visitantes da Pinakotheke Cultural, no Rio de Janeiro, poderão conhecer até o dia 19 de dezembro.

"Oscar Niemeyer – Territórios da Criação" é o nome da exposição que celebra os 110 anos de nascimento do arquiteto, cuja abertura à visitação pública está marcada para a próxima sexta-feira, dia 10 de novembro.

Além das criações de Niemeyer, os curadores Marcos Lontra e Max Perlingeiro também selecionou trabalhos de Cândido Portinari, Bruno Giorgi, Burle Marx, Joaquim Tenreiro, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Franz Weissmann e Tomie Ohtake, artistas que trabalharam junto a Niemeyer em alguns de seus emblemáticos projetos.

Uma sala específica foi montada só com registros fotográficos de Niemeyer, realizados por fotógrafos como Antônio Guerreiro, Bob Wolfenson, Edu Simões, Evandro Teixeira, Juan Esteves, Luiz Garrido, Marcio Scavone, Nana Moraes, Nani Góis, Orlando Brito, Ricardo Fasanello, Rogerio Reis, Vilma Slomp, Walter Carvalho e Walter Firmo.

“Ao longo de sua vida, Niemeyer produziu intensamente e afirmou-se não apenas como arquiteto, como a primeira referência estética brasileira reconhecida em todo mundo, mas também como artista e intelectual respeitado, atuando em várias frentes do conhecimento humano”, explica o curador da mostra.


Oscar Niemeyer – Territórios da Criação – Exposição comemorativa dos 110 anos de nascimento do arquiteto
Local Pinakotheke Cultural Rio de Janeiro
Endereço Rua São Clemente, 300, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Visitação pública 10 de novembro a 16 de dezembro de 2017
Horário Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h
Informações (21) 2537-7566; http://www.pinakotheke.com.br
Entrada gratuita; Estacionamento gratuito no local



Publicada originalmente em ARCOweb em 07 de Novembro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora