Estudio Guto Requena: Youse, São Paulo

Espaço dinâmico para startup

Flexibilidade e praticidade são os conceitos que regem a startup de seguros Youse. Sua nova sede no bairro Itaim Bibi, em São Paulo, foi baseada justamente nesses ideais e, para alcança-los, o Estudio Guto Requena tomou partido de ambientes amplos, colaborativos, bem iluminados e cheios de cor

Em um edifício corporativo do Itaim Bibi, bairro da zona oeste da capital paulista, está a mais nova sede da startup Youse – seguradora que nasceu 100% digital pelo investimento do grupo francês CNP, existente na Europa há mais de 150 anos. A ideia central para a nova casa era transmitir, por meio do espaço e dos componentes que o integrassem, os valores que a empresa carrega: jovialidade, flexibilidade, inovação e praticidade.

O projeto ficou a cargo do paulistano Estudio Guto Requena (EGR) que, logo no início, teve como objetivo e desafio: “(...) transformar os conceitos que permeiam a empresa em um espaço de trabalho inovador, através de um ambiente descontraído e informal, com espaços aconchegantes e estrutura que possibilita a fácil comunicação e interação entre os departamentos”, afirma a equipe do EGR.

Para tanto, o desenho do espaço buscou estimular encontros entre as equipes que ali trabalham. Em sua organização espacial flexível, o projeto possui múltiplos arranjos, dispondo de salas individuais e compartilhadas, incluindo as que podem abrigar times temporariamente para o desenvolvimento de projetos especiais. Nesses casos, os squads – assim nomeados – possuem capacidade para até 12 pessoas e complementam o caráter flexível e jovem da startup.

Os tais núcleos inspirados em fablabs e desenvolvidos em chapas de compensado naval cortadas em CNC com encaixe aparente foram o caminho para a resolução projetual, pois: “(...) sua estrutura em "gaiola", ou seja, semiaberta, delimita o espaço de trabalho ao mesmo tempo que permite comunicação e integração com os outros squads que abrigam suas respectivas equipes, mostrando ser mais adequado à dinâmica de trabalho de uma startup”, afirma a equipe do EGR.

O espaço, portanto, divide-se entre as tais áreas de trabalho e a parte informal – próxima às janelas –, mobiliada com sofás em diversos tons, incluindo televisão. As paredes divisórias têm papel fundamental na configuração dos ambientes, pois nelas são distribuídas informações visuais de processo e desenvolvimento dos projetos da Youse, sem comprometer a amplitude visual do espaço.

Nos locais onde ocorrem, possibilitam, de alguma forma – seja por materialidade, forma ou posição – a integração de áreas que, indiretamente, dividem. Além disso, para qualificar a ambientação, o escritório recorreu ao uso de vegetação próximo às janelas e, a paleta de cores escolhida, auxilia na construção da identidade da Youse, especialmente no carpete desenhado para trazer personalidade à cada espaço.

O projeto de luminotécnica, um dos protagonistas na sede da startup, foi criado como um foco lúdico e interativo para os funcionários – isso porque, próximo à recepção, o logo da marca muda de cor conforme o humor dos que ali trabalham, através da coleta de dados realizada por um sistema de perguntas respondido ao longo do dia. Como espaço de descontração pontual, a cozinha recebeu uma luminária LED que pode transformá-la em uma balada e, nesses eventos, sua área pode somar-se à varanda ao lado.

Também estão reunidos móveis e objetos de consagrados designers brasileiros contemporâneos no local, como Jader Almeida, Carol Gay, Ovo Design, Lucas Neves, Zanini de Zanine, Felipe Protti, além da coleção de sofás dos lounges de trabalho que recebeu assinatura exclusiva do Estudio Guto Requena.

Ficha Técnica

Youse
Local São Paulo
Ano 2017
Área construída 1800 m²
Arquitetura  Estudio Guto Requena; Guto Requena (arquiteto responsável); Ludovica Leone, Henrique Stabile, Tatiana Pacheco, Bruno Baietto, Joana Telles (equipe)
Obra Lock Engenharia
Paisagismo Juliana Freitas Paisagismo
Fotos Leonardo Finotti

Publicada originalmente em ARCOweb em 01 de Fevereiro de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora