Chineses constroem museu com CDs e DVDs usados

Projetado pelo escritório de design e tecnologia Miniwis, o iGreen será um museu de aviação, com cinema 5D, a ser construído na China até 2015

Com a proposta de criar uma das maiores estruturas esféricas do mundo, o escritório chinês de design e tecnologia Miniwis divulgou o desenho do iGreen, futuro museu de aviação a ser construído na cidade de Kunshan, na região de Suzhou, na China. Contando também com um simulador de vôo 5D, o museu fará parte de um projeto ainda maior: o Wanshang Dreamworld, que pretende ser o maior conjunto de salas de cinema da China, com abertura prevista para 2015.

Segundo Jarvis Liu, diretor de pesquisa e desenvolvimento do Miniwiz, o iGreen tem como objetivo educar seus visitantes a respeito da sustentabilidade de uma maneira divertida: “Temos engenheiros estruturais, arquitetos, engenheiros químicos e especialistas de fabricação voltados para criar soluções interdisciplinares nunca antes vistas”. Prova disto é o diferencial observado em sua construção: suas principais matérias-primas serão CDs e DVDs reaproveitados.

Erguido para resistir a situações como chuva ácida, terremotos, tufões e raios ultra-violeta, a esfera de 50 metros de diâmetro que reveste o museu criará um microclima apto ao crescimento de plantas tropicais e árvores em seu interior. Além disso, os materiais que revestem a cúpula permitirão a entrada de iluminação natural durante o dia e a noite, tornando-o um ícone local.

Em seu interior, o museu contará com móveis, tetos, pisos e luminárias feitos de materiais reciclados. Isto contribui para que o iGreen se torne também um exemplo de construção sustentável economicamente viável. “Utilizando materiais provenientes de resíduos dos consumidores, modularização e uma construção rápida, fomos capazes de fazer deste um esforço comercialmente viável”, afima Donald Saga, chefe de gestão de projetos da Miniwiz.