Edifício com jardim vertical de 17 mil plantas é inaugurado em Milão

Baseado no conceito bosco verticale, o projeto foi desenvolvido pelo escritório italiano Boeri Studio

Abrigando um jardim vertical com 17 mil espécies de plantas, as duas torres residenciais batizadas de “Bosco Verticale” foram finalmente inauguradas em Milão.

Projeto do escritório italiano Boeri Studio, os volumes de 80 e 112 metros de altura são rodeadas por cerca de 900 árvores de médio porte, 5 mil arbustos e 11 mil mudas de forração.

Como o nome do edifício indica, o programa do edifício foi desenvolvido com base no conceito bosco verticale, que mescla edifícios de alta densidade populacional com a implantação de áreas verdes em centros urbanos.

Sobre a fachada vitrificada, as espécies foram plantadas em varandas suspensas, dispostas de forma irregular a fim de conferir fluidez às torres.

Criando um microclima, a diversidade ecológica do jardim vertical aumenta a umidade do ar, absorve gás carbônico e partículas de sujeira, e protege as unidades da poluição sonora e dos intensos raios solares durante os meses de verão.

“Esse é um tipo de arquitetura biológica, que se recusa a adotar sistemas estritamente tecnológicos e mecânicos, a fim de atingir ecoeficiência”, afirma Stefano Boeri, responsável pelo projeto.