Condephaat passa a reconhecer locais de interesse cultural em SP

Novo instrumento de reconhecimento da entidade abrange desde cinemas a restaurantes e livrarias

A fim de valorizar a cultura paulista, o Condephaat aprovou a criação de um novo instrumento de reconhecimento e proteção de bens culturais, além das tradicionais modalidades de tombamento e registro imaterial. Batizada de “Sítio de Interesse Cultural”, a proposta abrange desde cinemas e teatros à restaurantes e cafés, passando por livrarias, confeitarias e espaços públicos.

Também serão reconhecidos pela nova classificação locais cuja representatividade tem relevância histórica para o estado de São Paulo. “O sítio de interesse cultural reconhece o lugar por algo que ele faz ou que fez no passado. Desta forma, cria-se a possibilidade de articular a materialidade com a prática que ali existe ou que existiu”, explica a presidente do Condephaat, Ana Lúcia Duarte Lanna.

O novo instrumento foi elaborado por por técnicos da UPPH – Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico, com apoio do conselheiro Heitor Frúgoli Junior, atendendo uma crescente demanda pela identificação de lugares que se tornaram uma parte identificadora do estado.

Para ser classificado como “Sítio de Interesse Cultural” é necessária a aprovação do proprietário do imóvel, se for este o caso.

Para mais informações, acesse: www.condephaat.sp.gov.br