CAU/BR lança Anuário de Arquitetura e Urbanismo

Lançada na II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, no Rio de Janeiro, a publicação traz dados inéditos sobre a profissão

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançou durante a II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, realizada de 7 a 10 de outubro no Rio de Janeiro, publicação que traz todas as informações sobre as atividades do setor.

O Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2016 mostra que, nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 47% no total de trabalhos realizados por arquitetos e urbanistas. Segundo o documento, essa evolução acompanhou a gangorra da economia brasileira: após dois anos seguidos de crescimento (43% em 2013 e 14% em 2014), o setor de Arquitetura e Urbanismo amargou estagnação em 2015 e queda de 10% em 2016. As principais atividades realizadas foram projetos (53%) e execução de obras (32%).

Por outro lado, o número de arquitetos e urbanistas cresce cada vez mais: eram 143.401 em 2016, número 36% maior que em 2012. Trata-se, de acordo com a publicação do CAU/BR, de uma classe profissional predominantemente feminina e jovem: 62% são mulheres, e quase 60% têm menos de 40 anos. 

A maioria dos profissionais está concentrada na região Sudeste, com 55% dos arquitetos e urbanistas do Brasil. Mas é na Sul onde existe mais trabalho: 37,9% das atividades foram realizadas naquela região, contra 35% na Sudeste. O anuário traz também informações por estado e municípios. 

O Anuário de Arquitetura e Urbanismo de 2016 apresenta informações extraídas do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) e do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO), que reúnem todos os dados registrados pelos arquitetos e urbanistas por meio do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). A publicação será lançada todos os anos, com informações atualizadas. 

Baixe o Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2016