Arquitetura mimética camufla casas em ilha da Grécia

O escritório React Architects optou por priorizar a paisagem local e ocultar o volume construtivo


(Foto: Divulgação / React Architects)

As duas residências térreas com 150 metros quadrados de área construída, implantadas em terreno em declive, situam-se na ilha de Paros, na Grécia. Estas parecem externar por si próprias a consciência de preservar a bela paisagem local, sem desconsiderar as exigências construtivas para ali se estabelecerem.

Através da utilização da topografia natural, o escritório ateniense React Architects rotacionou os dois volumes principais de modo a acomodá-los nas curvas de nível e escondê-los dos olhos de quem os observa de longe. Assim, a verdadeira altura das casas permanece enrustida, e a falsa impressão de serem baixas complementa-se por serem "abraçadas" por um muro de pedras visualmente semelhantes às encontradas na região.

Tal sensibilidade arquitetônica não apresentou apenas teor estético, mas trouxe privacidade aos que desfrutam o interior da construção, funcionando também como barreira para os ventos fortes provenientes do Norte.

A entrada principal se dá no ponto mais alto do terreno através de uma escadaria ladeada por duas paredes de pedra. Ao final, ela se abre para o pátio interno compartilhado pelas duas casas, onde se encontra a área de vivência dos proprietários, que podem desfrutar de uma piscina. Dessa forma, foi possível estabelecer a comunicação entre ambas as casas e não tornar aparente as tão famosas paredes brancas, símbolo das construções gregas.

O agrupamento arquitetônico dos volumes também buscou tal identidade da arquitetura nacional, remetendo ao famoso hotel Katikies, localizado na orla de Santorini, ou ainda ao mosteiro Santo Antônio, localizado na ilha de Paros, ambos em território grego.



Publicada originalmente em ARCOweb em 16 de Janeiro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora