Aprovada a construção de sede para o CAU/BR e IAB-DF

Após a assinatura de contrato, no dia 21 de julho, será lançado edital de concurso de arquitetura


Foto: divulgação/ CAU/BR

Um dos últimos terrenos ainda disponíveis no centro de Brasília, situado no lote 21 da Quadra 603 do SGAS (Setor de Grandes Áreas Sul), será ocupado por uma sede própria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Distrito Federal (IAB-DF).

Na última sexta-feira (08), durante a 3ª Reunião Plenária Extraordinária do CAU/BR, os conselheiros federais aprovaram o texto do contrato para a construção de um edifício a ser dividido pelas duas instituições. O documento deverá ser assinado no dia 21 de julho e, posteriormente, será lançado um edital do Concurso Público de Arquitetura para a escolha do projeto da futura sede.

“É importante comprovar que é possível fazer uma obra pública e de qualidade dentro dos parâmetros que o CAU/BR defende: contratar o projeto por concurso público, licitar a execução com projeto completo, realizar a obra dentro do prazo e do orçamento definidos. Para no final termos o nosso edifício como exemplo de qualidade arquitetônica e boa gestão”, afirma Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR.

A edificação poderá ser construída em uma ou mais etapas, a depender do valor total orçado para o empreendimento, com área total estimada em 7.500 m², assim distribuídas: 2.500m² em subsolo para garagem, acesso e locais técnicos, mais 5.000m² em três pavimentos e até 40% da cobertura (quarto pavimento) para área social útil.

A construção será licitada somente após a conclusão do Projeto Completo – de Arquitetura e Complementares –, à exceção dos projetos de programação visual, mobiliário e paisagismo, que poderão ser realizados no decorrer da obra.

Cada entidade ficará com 50% do terreno e 50% do edifício, cuja solução arquitetônica deverá preservar a independência física e institucional das organizações. Como a lei prevê a criação de subcondomínios, cada parte fará a manutenção de sua área respectiva.

www.caubr.gov.br

Publicada originalmente em ARCOweb em 13 de Julho de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora