AIA indica os 10 melhores projetos residenciais de 2014

Vencedores da competição norte-americana vão desde uma pequena cabana de madeira a um complexo residencial para adultos com autismo

O American Institute of Architects (AIA) acaba de divulgar os vencedores da 14ª edição de seu Housing Awards, a premiação que revela anualmente os melhores projetos residenciais dos Estados Unidos.

Este ano, a competição premiou 10 projetos, divididos em categorias para residências multifamiliares, unifamiliares e uma modalidade especial. O concurso tem como objetivo promover a importância das moradias como “uma necessidade de vida e um santuário do espírito humano”, além de incentivar a utilização de recursos nacionais.

Cinco trabalhos foram premiados, sem ordem de colocação, na categoria unifamiliar, englobando desde uma cabana de madeira com referências industriais em um bosque de Seatlle a uma casa ecoeficiente integrada ao entorno por meio de uma ampla cobertura verde, construída em Wisconsin.

Já a modalidade multifamilar elegeu três vencedores, com destaque para o projeto “1221 Broadway”, um complexo de edifícios que revitalizou o distrito de “Ghost Town”, no Texas, anteriormente ocupado pelo tráfico de drogas e deteriorado pelo vandalismo.

Projetado pelos arquitetos do escritório Leddy Maytum Stacy Architects, o “Sweetwater Spectrum”, que busca ajudar adultos com autismo a ganharem independência em situações do cotidiano, venceu a modalidade especial ao lado do trabalho “28th Street Apartments”, responsável pelo restauro e reuso de um histórico edifício da Young Men’s Christian Association (YMCA).

Confira os vencedores na galeria.