ArcoWeb

Sistema spider para fixação de vidros: Estande do Residencial Mandarim Salvador Shopping, Salvador

Estande do Residencial Mandarim Salvador Shopping, Salvador

Com mil metros quadrados e características de construção permanente, o estande do Residencial Mandarim Salvador Shopping possui área de recepção com grande fachada envidraçada, executada pelo sistema spider, com vidro temperado incolor de 12 milímetros e pé-direito de seis metros. O estande, tão moderno e sofisticado quanto o empreendimento, é vitrine compatível com o conceito de alto padrão do prédio.

Recepção envidraçada do estande com pé-direito de seis metros, construída com sistema spider e estrutura metálica de aço carbono pintada de branco
Caixa de vidro atrai clientes
Com mil metros quadrados e características de construção permanente, o estande do Residencial Mandarim Salvador Shopping possui área de recepção com grande fachada envidraçada, executada pelo sistema spider, com vidro temperado incolor de 12 milímetros e pé-direito de seis metros. O estande, tão moderno e sofisticado quanto o empreendimento, é vitrine compatível com o conceito de alto padrão do prédio.
Um espaço de vendas adequado a um empreendimento de alto padrão em Salvador. Era esse o requisito para o Residencial Mandarim Salvador Shopping, edifício projetado pelo arquiteto Itamar Berezin. O prédio faz parte do complexo Downtown Salvador Shopping, da Cyrela Andrade Mendonça, que inclui também torre de escritórios e shopping center. O conceito de viver e trabalhar próximo à oferta de produtos e serviços de um centro de compras é recente na cidade baiana.
Em região valorizada da cidade, o centro empresarial de Salvador é um forte vetor de expansão residencial. A inspiração vem de empreendimentos similares em Nova York (Battery Park) e Londres (Canary Wharf), alinhando a capital baiana com a tendência mundial de integração entre moradia, trabalho e lazer.
Mas a recepção do estande de vendas é uma atração à parte. Com características de construção permanente, a grande caixa envidraçada, de cerca de 46 metros quadrados, executada pelo sistema spider, com vidro temperado incolor de 12 milímetros, tem pé-direito de seis metros. Após o impacto da entrada, o cliente tem acesso a um verdadeiro showroom, tão moderno e sofisticado quanto o empreendimento, com fachada frontal também executada em spider glass. A área de atendimento tem aproximadamente mil metros quadrados e capacidade para cerca de 300 clientes, além de call center, lounges, bar, exposição de ambientes decorados, e até uma “galeria” com maquete, plantas e desenhos.
OBRA RÁPIDA
O prazo de execução era exíguo. Entre orçamentos e negociações, que se encerraram em meados de janeiro de 2008, foram 15 dias para elaborar os projetos executivos de metálica e da fachada, com disposição das aranhas e especificação das medidas dos vidros. A inauguração do estande aconteceu em março. “Houve total integração entre o projetista da estrutura metálica e a Engevidros. Logo depois de definidas as dimensões e alocação da furação do vidro temperado, iniciou-se o processo de fabricação”, explica Ricardo Antunes de Macedo, da Engevidros Engenharia de Fachadas e Coberturas de Vidro. O vidro temperado foi especificado por sua boa resistência mecânica, compatibilidade com o sistema de fixação e disponibilidade de entrega rápida.
A estrutura metálica, projetada e executada pela Rótula Metalúrgica, é composta de pilares de seção retangular de aço carbono (de 80 milímetros x 120 milímetros), vigas e contraventamentos pintados de branco. A largura das fachadas varia de cinco metros (recepção) a 15 metros (área de atendimento).
A sequência de montagem seguiu a liberação da estrutura metálica, com alocação de todos os spiders, a fixação dos vidros e, por último, as vedações com silicone. O controle de qualidade na execução da estrutura metálica e implantação dos spiders foi rigoroso, pois não havia tempo para resolver possíveis falhas durante a montagem. O projeto de alocação dos spiders foi seguido à risca. Enquanto a estrutura era montada na obra, o vidro estava em produção.
VISUAL LIMPO
Os vidros, previamente furados, são aparafusados nas pernas dos spiders de aço inox polido ancorados nos pilares da estrutura metálica. A junção entre os módulos de vidro é feita com silicone de vedação incolor em junta de dez milímetros. O resultado final é um visual limpo, sem interferências. A Itamaracá, empresa responsável pela consultoria técnica e fornecimento de ferragens em inox, especificou o modelo de spider S-180EFP, em aço inoxidável
Aisi-304, e determinou a localização exata das furações dos vidros. Os spiders com eixos laterais fixos paralelos contam com isolante interno em EPDM, o que permite dilatação, contração, flexão e outras movimentações de cargas atuantes na estrutura, sem transferir esforços para os vidros, evitando com isso sua quebra.
“O processo de seleção de soluções para atender às exigências do projeto consistiu num trabalho em parceria e troca de conhecimento e experiências entre as duas empresas. O resultado foi muito positivo. Isso incluiu desde a análise aprofundada do projeto arquitetônico até o desenvolvimento do projeto executivo”, explica Carlos Pereira, diretor comercial da Itamaracá. Segundo Pereira, a alta qualidade dos spiders e dos vidros permite que sejam desmontados e reutilizados em outro empreendimento. A previsão de permanência do estande no Residencial Mandarim é de dois anos.

Texto de Heloisa Medeiros
Publicada originalmente em FINESTRA
Edição 57 Junho de 2009
Os spiders com eixos laterais fixos paralelos contam com isolante interno de EPDM, o que permite resistir às movimentações dos vidros

Texto de | Publicada originalmente em Finestra na Edição 57
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Em breve PROJETOdesign e FINESTRA também para tablets.
Grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO em breve poderá acessar nossos conteúdos também em tablets e sem custo extra.

Assine agora