Conteúdo Alukroma

Tecnologia, elegância e qualidade

Os painéis de alumínio composto (ACM) da Alukroma conferem resistência, leveza, excelente desempenho termoacústico e baixa manutenção a fachadas de edifícios residenciais e comerciais, comunicação visual, além de diversas aplicações na indústria. Única com fabricação 100% nacional, a empresa reafirma seu posicionamento no mercado, trazendo agilidade na entrega, qualidade e personalização para atender aos mais variados projetos e desafios

Pertencente ao Grupo Tekno – com 78 anos de tradição e know-how na pré-pintura de metais, a Alukroma é o único fabricante de ACM com linha de pintura contínua no país. São 3 linhas Coil-coating (sistema de pintura e revestimento de bobinas), que proporcionam ao ACM Alukroma ampla variedade de cores e acabamentos, de acordo com a necessidade de aplicação: Poliéster, PVDF, FEVE e Autolimpante. Tal tecnologia permite também autonomia na produção de grandes quantidades do mesmo lote.

Com tecnologia europeia, seus painéis de alumínio composto são produzidos em uma área de 30 mil metros quadrados em Guaratinguetá, no eixo Rio-São Paulo. Somado à produção totalmente nacional (laminação, pintura e conformação dos painéis), a Alukroma se diferencia no mercado ao garantir agilidade em desenvolvimento, rapidez na entrega e produtos de alto padrão.

Cumprir o desafio e exigências da arquitetura para o Hospital Cassems - inaugurado no segundo semestre de 2016, em Campo Grande - tornou- se um case de sucesso para a Alukroma. Construir em apenas 2 anos e meio e com padrões de sustentabilidade um hospital referência em procedimentos de alta complexidade, com 14 mil metros quadrados de área e capacidade para atender até mil pacientes por dia, era o principal objetivo da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems).

Coube ao escritório de arquitetura hospitalar EMED o desafio de desenvolver os estudos de viabilidade e o projeto arquitetônico, além de contratar e gerenciar as empresas responsáveis pela construção do complexo. A Sysbuilding foi a responsável pelos sistemas construtivos de fechamento predial totalmente industrializados. A decisão pela Alukroma como fornecedora dos painéis de ACM foi sustentada pela garantia de atendimento às premissas do projeto: fornecimento em dimensões especiais, personalização da pintura “madeira” e atendimento na velocidade necessária ao empreendimento.

Foram instalados cerca de 5 mil metros quadrados de painéis ACM Alukroma PVDF para compor o fechamento externo, por meio dos sistemas construtivos SYSUNIT e SYSCLICK que, além de rapidez, permitiram a sobreposição das demais etapas do cronograma da obra, tais como execução das instalações prediais e envoltório.

De acordo com o diretor da Sysbuilding, Ivo dos Santos, “a utilização do ACM no fechamento proporciona alto valor estético, melhora o desempenho termoacústico, elimina a necessidade recorrente de manutenções, tem excelente planicidade e padrões únicos de textura e pintura”, comenta. Santos revela também que a parceria com a Alukroma foi fundamental para atender às necessidades arquitetônicas. Foi desenvolvida, em tempo recorde, uma pintura padrão “madeira” com veios mais largos.

A entrega das peças em lotes, segundo o diretor da Sysbuilding, foi outro diferencial e possibilitou não só atender ao cronograma, mas evitar desperdício de materiais. “Os painéis Alukroma foram produzidos nas dimensões das peças finais e dentro das tolerâncias dimensionais, proporcionando redução de 15% na quantidade total de ACM”, explica. No sistema unitizado de fachadas utilizado, os acabamentos externo e interno e o isolamento termoacústico são incorporados antes de chegar à obra.

Comprometer-se com a especificação, compreender as necessidades e expectativas do cliente, agilizando o desenvolvimento da pintura madeira com veios mais largos nas cores especificadas pelo projeto e atendendo no menor prazo sem comprometer a qualidade final do produto, é o que destaca a Alukroma em seu segmento.

Segundo o diretor-geral da empresa, Antonio Carlos de Assis, esses benefícios do painel de ACM devem- se ao know-how do Grupo Tekno e constante investimento da Alukroma em novas linhas e tecnologias. O objetivo é apresentar ao mercado brasileiro e da América do Sul um produto cada vez mais completo, garantindo o atendimento da especificação. “A busca constante por soluções que tragam inovação, tecnologia e redução de custo sempre será o foco da Alukroma e do Grupo Tekno para atender clientes, amigos e parceiros”, finaliza.

 

Texto de | Publicada originalmente em Finestra na Edição 102
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora